domingo, 23 de setembro de 2012

A escolha de Dimas (o ladrão)

O ladrão que foi pregado na cruz à direita de Jesus, de nome Dimas, aproveitou a sua última oportunidade de se entregar ao Salvador Jesus Cristo.
Dimas conhecia Jesus, ouvira falar de Jesus, assistira pessoalmente as mensagens proferidas por Jesus às multidões, soubera que Jesus era o Filho de Deus, mas como o seu negócio de roubar, provavelmente ia bem, não tivera tempo para parar e meditar nas palavras de Jesus. Não tivera tempo para reflectir nos erros que estava a cometer contra o próximo e contra o próprio Deus, violando os mandamentos.

Agora Dimas chega à cruz, onde em pouco tempo seria levado pela morte. A oportunidade de descer da cruz e fazer uma nova vida não lhe ocorria, pois não era permitido a ninguem descer da cruz uma vez estado ali; mas a certeza que ele tinha era que iria descer dali, mas para a sepultura. então seria o momento oportuno para se entregar à Aquele que ele sabia ser a resurreição e a vida. Dimas tinha ouvido Jesus falar de um novo reino, ele sabia que Ele tinha ressuscitado Lázaro e acreditou que o Mestre poderia tirar-lhe daquela situação e libertar-lhe de uma morte eterna. Mas também sabia que ele tinha que fazer a sua parte, foi quando depois que ouviu Jesus a perdoar aqueles que o tinha ferido, que o tinha pregado na cruz, viu o amor a ser derramado no monte calvário. Naquele momento pensou o ladrão que os seus erros cometidos poderiam ser também perdoados.

O ladrão teve, pela primeira vez, um momento de reflexão sobre a sua vida e reconheceu ser um ladrão miserável, que tinha fracassado como homem, como amigo e como pessoa. Quando reconheceu o seu estado, ele se arrependeu. Isso é visto quando resolve defender Jesus das palavras ditas pelo o outro ladrão na cruz à esquerda. Ele (o ladrão) sabia que iria morrer, estava pregado numa cruz, e preocupou-se em agarrar a oportunidade que lhe estava sendo oferecida por Jesus.

Meu irmão, meu amigo, o ladrão aceitou jesus à beira da morte. Ele escolheu nos últimos minutos de sua vida agarrar à salvação que Jesus lhe estava oferecendo que diariamente nos tem oferecido. Essa é a moral da história, a de saber aproveitar a oportunidade da salvação disponivel hoje para todos, para mim e para ti.

Entretanto o ladrão teve uma vantagem que não temos. Depois de ter aceitado a Jesus, ele morreu sem ter que passar pelas provações que diariamente deparamos enquanto caminhamos para a Pátria Celestial. Se Dimas tivesse descido da cruz, ele teria agora que parar de roubar (pois aceitou Jesus como Senhor de sua vida), teria que suportar a descriminação da sociedade, teria que deparar com o problema de encontrar trabalho e várias outras provações, não só por ter sido ladrão, mas, também, por andar agora com Jesus.

Meu amigo, minha amiga, aceitar Jesus, dizer a todos que amamos Jesus é facil, mas permanecer fiel, fazer o que Ele nos manda para fazer necessita de coragem. Mas coragem não são dos fortes, é de pessoas que dispões a abandonar as suas próprias teorias de como viver e aceitar as de Jesus. Se quiseres ter a coragem para vencer neste mundo como Jesus venceu, então é necessário que pratiques três coisas que somente tu podes fazer: Estudar a Bíblia, Fazer oração e falar as pessoas de Jesus.

O ladrão da esquerda (Jestas) não agarrou a oportunidade que estava bem ao seu lado. Mas o ladrão a direita (Dimas) teve a garantia de estar e viver com Jesus para sempre. E tu? Que escolhas vais fazer hoje? Não esperas até que a morte lhe bata a porta, pois o dia e hora que iremos morrer não sabemos; mas uma coisa é certa, todos os dias Jesus está nos chamando (Apocalipse 3:20). O que vais decidir?

E escolher agradar a Deus é sempre a melhor escolha, não importando se amanhã vai chover ou não; o importante é que hoje vivamos por Jesus, e o resto...é com Ele.

 Lucas 23:39 a 43
Faça Boa Escolha!
Partilha os teus textos aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...